quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente


Acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a UEB acaba de lançar a nova Insígnia Mundial do Meio Ambiente, que veio para substituir a Insígnia Mundial de Conservacionismo. Para implementar esta nova Insígnia foi lançado durante o Congresso Escoteiro nacional o novo Guia da IMMA, que já está disponível na Loja Escoteira Nacional.

O Programa Escoteiro de Meio Ambiente

O Programa Escoteiro de Meio Ambiente oferece as ferramentas, os recursos e as iniciativas para ajudar escoteiros do mundo todo a trabalhar juntos pelo meio ambiente local e global. A Insígnia Mundial de Meio Ambiente está disponível para escoteiros de todas as idades e seu propósito é conscientizar para a responsabilidade pessoal pelo meio ambiente. O distintivo estimulará que os escoteiros se aproximem do tema, que pensem sobre como podem interagir com a natureza e entrar em ação para protegê-la. Este programa é baseado nos princípios e propósitos da educação ambiental no Escotismo, são eles:

Princípios

O meio ambiente é parte importante do Programa Escoteiro e um elemento essencial para o desenvolvimento de bons cidadãos do mundo. O Escotismo oferece oportunidades para conhecer e se aproximar da natureza. Os escoteiros podem se engajar em programas educacionais para tomar decisões conscientes sobre o meio ambiente, pessoas e sociedade – escolhas que vão refletir a Promessa e Lei Escoteira.

Propósitos

Os Escoteiros estão trabalhando por um mundo onde:
1. As pessoas e a natureza tenham água e ar limpos.
2. O habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas.
3. O risco das substâncias perigosas para o homem e para o meio-ambiente seja minimizado.
4. As mais adequadas práticas ambientais serão utilizadas.
5. As pessoas estão preparadas para responder aos perigos ambientais e àscatástrofes naturais.
Para cada propósito existem sugestões de atividades que correspondem aos objetivos educacionais da Matriz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário