sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul 19ºGO

Continuando o nosso projeto de postar sobre a história dos Grupos Escoteiros de Goiás, um dia ainda vamos conseguir fazer isso com os grupos de outros estados do Brasil, já que amanhã eles comemoram 28 anos, hoje vamos contar um pouco da trajetória do Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul. 
Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul
Quando foi fundado em 1983, por uma turma de amigos, o Grupo começou suas atividades com o nome de G.E. Tenente General Curado e era sediado no 42º Batalhão do Exército Brasileiro, próximo ao Aeroporto Internacional de Goiânia. O Grupo também já se reuniu em praças, em igrejas e no Colégio Estadual Murilo Braga. Mas desde o ano de 1992 as reuniões de sede são realizadas no Parque Mutirama.

O primeiro lenço utilizado pelo grupo tinha diversos tons de verde, com estampa camuflada, semelhante à utilizada em uniformes militares. Diz a lenda que eles também tiveram um lenço branco. Já o lenço atual, vermelho com listras amarela e laranja nas bordas, é utilizado pelo grupo desde o início dos anos 90. 
Em 2007, através de uma eleição para a escolha do novo nome, ele passou a se chamar Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul. Mas decidiu não reiniciar a contagem de aniversários, nem estabelecer uma nova data de fundação. As cores do lenço também continuam as mesmas.
Para quem quiser fazer uma visita, o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul fica no Parque Mutirama, na Av. Independência, em Goiânia-GO. As reuniões acontecem aos sábados das 14:30 às 17:30h.
Twitter: @geCruzeiro19 


3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog e pelo projeto de registrar a história dos Grupos Escoteiros de Goiás.

    Sempre Alerta!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Estamos nos esforçando para fazer um blog interessante e informativo.

    SAPS

    ResponderExcluir
  3. Ja fiz parte desse grupo, há muitos anos, acredito que em 94/95.Bons tempos ! Sinto saudades !

    ResponderExcluir