quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cruz de Valor

Ainda falando de São Paulo, o blog da região noticiou a condecoração de um escotista por seu ato de bravura. Na minha humilde opinião, o cara é um exemplo para todos nós. Leia a matéria e deixe seus comentários...

O escotista André Luiz Assi, chefe de Tropa Escoteira no GE Cabo Kennedy – 109/SP, recebeu em reunião da 9ª Área Escoteira, a Cruz de Valor. Essa medalha é concedida quando algum integrante do Movimento Escoteiro faz alguma ação de valor, salvamentos ou algum outro ato que demonstre coragem e heroísmo. 


O André fez jus a Cruz de Valor quando na manhã de 11 de novembro de 2005, indo para a faculdade, ele avistou um helicóptero em dificuldades, soltando fumaça, sobre a Marginal do Pinheiros. A aeronave sumiu de seu raio de visão mas instantes depois ele ouviu o barulho da colisão. Imediatamente, ele pediu ao seu pai que parasse o carro para que ele descesse. André pegou o extintor de incêndio do veículo e foi caminhando por entre os carros na direção do acidente, desviando das motos que passam em alta velocidade pelo mesmo caminho. Outros motoristas, quando viram a atitude dele, passaram seus extintores para ajudar. André não precisou caminhar muito para ver o helicóptero caído embaixo da ponte Eusébio Matoso. Com ele, outras quatro pessoas foram ajudar a tirar os tripulantes da aeronave. A tarefa exigiu muito cuidado para não traumatizar mais as vítimas e em especial o piloto, que é paraplégico.


O helicóptero despejava combustível na avenida e faíscas ainda saiam da aeronave, criando uma combinação potencialmente explosiva. André e os demais voluntários jogaram areia sobre o combustível derramado para impedir isso. Em seguida, com o risco de explosão afastado, André se pôs a orientar o trânsito na Marginal do Pinheiros, desviando os carros do helicóptero. Pelo seu tamanho, a aeronave ocupava duas pistas. A primeira providência foi pegar os extintores que havia recebido e criou um desvio 10 metros atrás do acidente. Depois, ele mesmo ficou ali fazendo gestos para desviar carros, caminhões e motos. Com a chegada da Polícia, André passou a tarefa para eles e foi embora – porque ainda tinha aula na faculdade.

Por sua atitude de bravura, nosso irmão escoteiro André faz jus a Cruz de Valor.
Bravo, bravo bravíssimo!


Fonte: UEBSPComunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário