sexta-feira, 6 de maio de 2011

Brinquedos biodegradáveis


Bonecas, carrinhos, bolas, etc tudo biodegradável, essa realialidade está mais perto do que você imagina. O Technological Institute for Toys (Instituto Tecnológico para Brinquedos)  iniciou o projeto BIOTOY - que pesquisa materiais biodegradáveis para servir de matéria prima para brinquedos
O material estudado é composto de um polímero a base de amido (Novamont Mater Bi-material), compostos termoplásticos com serragem e cascas de amêndoa, poliéster biodegradável , álcool polivinílico, biopolímeros compostos com casca de amêndoa e aditivos.
Mas calma, o brinquedo não irá simplesmente “sumir” do dia pra noite. O instituto - que é espanhol - está estudando materiais que só se biodegradem quando misturados a microorganismos, ou seja, apenas quando forem descartados.
Os primeiros testes foram um sucesso. Testado dentro dos processos convencionais de fabricação de brinquedos o material se portou muito bem e tem viabilidade comercial. Agora o Instituto estuda materiais complementares para serem incorporados a grande variedade de brinquedos já disponíveis no mercado.
Por enquanto, é esperar! O único problema é que o filme do Toy Story não vai mais fazer sentido para as gerações futuras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário