segunda-feira, 30 de maio de 2011

EGO'ismo...

Não sei se isso era pra ser postado, mas aconteceu!!! Em um grupo distante aconteceu algo que, do meu ponto de vista não está muito longe da minha realidade. Posso dizer isso, porque o que vejo são sinais de desgastes naturais da convivência em grupo. Mas enfim, vejam o depoimento de uma irmã escoteira, realmente chateada com a perda da essência do que é 'ser escoteiro':


Hoje paro pra pensar e me questiono: 'Será o verdadeiro espírito escoteiro ainda existe?'

Já não seguem o 'Escotismo para rapazes' ao pé da letra. Uma especialidade não é feita com o intuito de aprender.
Alguns adultos se sentem donos dos grupos escoteiros, mas esquecem que o movimento escoteiro é feito exclusivamente para os jovens. E é por isso que tantos grupos se dividem, uns poucos acreditam que o M.E. é um movimento de jovens para os jovens.
O que era pra ser simples e apaixonante, se torna em uma tola competição.
Discussões, assembleias, reuniões, rivalidades, expulsões, afastamentos.. Pra que? Pra sustentar o próprio ego? Não foi assim que BP nos ensinou.
Já não é mais levado em consideração os anos de experiência, a vontade de ajudar e até mesmo a paixão pelo escotismo. Realmente falta humildade. Batem no peito com orgulho, dizendo ser humildes, quando na verdade não possuem a capacidade de olhar nos olhos e dizer: 'Estou errado, me desculpe?'
Ainda tenho que ouvir que o objetivo é sempre o mesmo 'fazer o melhor possível'. Às vezes não aguento, me soa como uma piada e das boas! 
Já parou pra pensar que o teu melhor possível pode ser apenas uma mentira pra sustentar teu ego?
Doi dizer, mas diante da situação atual, estou descrente da existência do verdadeiro espírito escoteiro.. Mas estou aí, espero provar o contrário. Que venham mudanças! Ai lhes ensinarei o que é bater no peito com orgulho e ser humilde. Sim, lhes direi: 'Estava errada, me desculpe?'(Thais Lopes 181° SP GERC)


Quem acha que é uma invenção da minha cabeça visitem o blog dela, http://triboalerta.blogspot.com/ e vamos ter fé de que isso irá mudar!

Um comentário: