quarta-feira, 18 de maio de 2011

Grupo Escoteiro Arara Azul 15ºGO

Havíamos publicado aqui, umas semanas atrás, sobre um pouco da história do Grupo Escoteiro Arara Azul. Mas a postagem sumiu misteriosamente. Vai entender! 
Então, aproveitando que eles começaram a divulgar sua Festa a Fantasia, vamos contar, de novo, um pouquinho da trajetória do grupo que é um dos mais jovens do Estado de Goiás.


Por ter sido ligado a igreja, o Grupo Escoteiro Arara Azul começou seus dias com o nome de Grupo Escoteiro Presbiteriano, em 22 de setembro de 1998. Um mês depois, em novembro do mesmo ano, o grupo recebe da UEB a autorização provisória de funcionamento e o numeral 15ºGO. As reuniões da tropa escoteira mista e da alcateia mista aconteciam no Instituto Presbiteriano de Educação, no setor Bueno.


Depois de apenas dois meses de funcionamento, a tropa escoteira realiza seu primeiro acampamento. Com isso, em 07 de abril de 1999 o Grupo é reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil, abandona o caráter provisório.
Ainda em abril de 99 o GE deixa as dependências do IPE e passa a realizar as suas atividades no Bosque dos Buritis. Mas a sede logo é transferida para a Associação dos Ex-combatentes do Estado de Goiás. E em junho do mesmo ano são abertas a tropa sênior e o clã pioneiro.
Com o passar do tempo, o grupo percebeu que já não convinha mais continuar carregando o nome de Presbiteriano, pois já não era diretamente ligado a esta igreja. Assim, em janeiro de 2003, membros juvenis, chefes e dirigentes iniciaram um processo de discussão dentro do grupo visando a alteração do nome. E o antigo Grupo Escoteiro Presbiteriano, passa agora a chamar-se Grupo Escoteiro Arara Azul. Entretanto, o número de registro na UEB 15º GO é mantido.
O período é de mudanças e em janeiro de 2004, o agora GE Arara Azul deixa o Bosque dos Buritis e passa a funcionar no Jóquei Clube de Goiás. Para, logo após, no mês de setembro do mesmo ano, fixar-se definitivamente, no Parque Areião.

Se você gostou da história do Grupo Escoteiro Arara Azul e quer fazer uma visita, O Grupo se reúne na Vila Ambiental do Parque Areião, no Setor Marista, todos os sábados das 15:00h às 17:00h.
Para segui-los no Twitter: @GEAraraAzul
E para acessar o site do grupo: http://www.geararaazul.org.br




2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, muitoooo legal e interessante...a idéia de contar as histórias dos Grupos.

    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho ter participado de quase toda essa história!

    Parabéns ao Blog e obrigado por contar nossa história.

    Sempre Alerta!

    ResponderExcluir