sexta-feira, 13 de maio de 2011

Doutores da Alegria – Uma lição de vida


O Doutores da Alegria é uma ONG que tem como missão levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana. Cerca de 75 mil visitas por ano são feitas a crianças internadas em hospitais de São PauloRio de JaneiroRecife e Belo Horizonte.
Mantida pelo apoio de empresas e pessoas físicas na forma de patrocínio, parceria e associação, a organização foi pioneira na introdução do teatro em um quarto de hospital. O trabalho dos Doutores da Alegria foi incluído duas vezes pela Divisão Habitat da ONU entre as melhores práticas globais.
Desde 1991, quando o Doutores da Alegria foi fundado em São Paulo por Wellington Nogueira, ator, palhaço e hoje Coordenador Geral da organização, os seus palhaços já visitaram mais de 550 mil crianças e adolescentes hospitalizados, atingindo também cerca de 600 mil familiares, e envolvendo mais de 13 mil profissionais de saúde.
Hoje, a organização conta com uma equipe de mais de 20 funcionários e colaboradores nas áreas de pesquisa, formação, gestão, administração e mobilização, e cerca de 60 artistas que atuam em dezoito hospitais. Desses artistas, onze participam também da gestão da ONG.
Além do pioneirismo no país com o trabalho nos hospitais, a organização também é precursora no que se refere à sistematização e difusão do conhecimento obtido neste trabalho, ao estudo das relações entre arte e ciência e do universo do palhaço como um todo.
Assim, os Doutores da Alegria têm hoje cursos e publicações que atingem um público amplo que vai de jovens aprendizes a estudantes universitários e empresários, além de espetáculos adultos e infantis e palestras para empresas e escolas onde se evidencia o poder da criatividade e da alegria como força transformadora de obstáculos em recursos.
A ação no hospital inspirou a criação da Escola de Palhaços, que oferece cursos para públicos diversos com conteúdo, formato e carga horária variados nas cidades onde os Doutores da Alegria estão sediados. A Escola oferece cursos pagos e programas de formação gratuitos

Tratamento do riso
O trabalho dos Doutores da Alegria inspira grupos, em todo o país, a levar alegria e esperança aos pacientes hospitalizados. A figura do palhaço é simpática a maioria das pessoas, sejam idosos, adultos e, principalmente crianças. O doutor palhaço (o Besteirologista) traz consigo o poder do lúdico, da diversão. E por alguns momentos, a doença, o sofrimento e a dor ficam para trás. 
A relação entre palhaço e paciente não é de doação, mas de troca. E os dois lados acabam contribuindo para o tratamento através do riso, do sorriso, da alegria.  
Confira essa matéria produzida por estudantes de Jornalismo, da Universidade Federal de Goiás sobre o grupo da universidade, o Pronto Sorriso. 
Gostou?! Quer achar um grupo perto de você? O Mundo Clown - um espaço exclusivamente dedicado à palhaços - pode ajudar. O site possui um cadastro de grupos de palhaços de hospital em todo o Brasil, como por exemplo o Ministros de Alegria, de Minas Gerais; o Doutores do Brincar, do Piauí; o Hospitalhaços e o Doutores da Graça, de São Paulo. E até de outros países, como o Operação Nariz Vermelho, de Portugal. 
Além disso, você pode visitar também o site do Doutores da Alegria e do Saúde e Alegria (de Goiânia) para ter mais informações e se inscrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário